O Sono

O sono consiste num período de repouso em que o cérebro humano tem uma alteração ou redução do estado de consciência. Este é fisiologicamente necessário e deve ser respeitado quanto à sua duração, não negligenciando a qualidade desse mesmo período. Assim, quando se verifica privação de sono de forma voluntária ou involuntária leva a que não haja uma recuperação física, mental e fisiológica de forma eficaz, levando à suscetibilidade de ocorrerem patologias associadas a essa privação.

Apesar de haver diferenças culturais em relação aos hábitos de sono, é de relevar as diferenças geracionais, em que a população mais jovem tende a negligenciar o período necessário de sono diário, desvalorizando as implícitas consequências na sua saúde. A literatura científica demonstra que a necessidade do sono no ser humano varia com a sua idade. É importante assegurar que a população infantil e mais jovem tenha um período de repouso diário maior de forma a assegurar o seu desenvolvimento cognitivo, assim como realçar que na população mais idosa essa necessidade é inferior e, portanto, necessitam de menos horas de sono diário. Em média um adulto deverá assegurar um período de sono diário de 7-9 horas.

Hoje em dia é possível encontrar nas nossas farmácias suplementos e produtos de saúde diversificados que estão indicados na manutenção da qualidade de sono. Os fármacos existentes no mercado farmacêutico estão reservados a patologias do sono mais pronunciadas que devem envolver um acompanhamento médico dos utentes. Para as have de sono ligeiras ou transitórias, os utentes podem recorrer ao aconselhamento na farmácia de um produto dirigido à sua necessidade de forma a melhorar a sua qualidade de vida. São exemplos de factores despoletantes de problemas de sono a ansiedade em época de exames, stress profissional, alteração de fusos horários devido a viagens ou preocupações do dia-a-dia.

Os constituintes dos produtos de saúde dirigidos a esta questão são muitos e surgem na apresentação de uma única substância activa constituinte, tanto como na forma de associações, onde o efeito sinérgico também se destaca. A Valeriana Officinalis é uma planta da qual se obtêm extractos ou infusões que ajudam a reduzir o stress e a dormir melhor. Outra substância largamente utilizada para melhorar a qualidade do sono é a melatonina. Esta hormona é produzida de forma natural no nosso cérebro e é responsável por regular o nosso ciclo de sono. A sua produção está dependente da presença de luz e níveis baixos desta hormona levam a problemas no sono.

Outro aspecto igualmente importante para manter uma boa qualidade de sono é a prática de exercício físico. Para além da sua importância a nível cardiovascular, o exercício físico permite assegurar a redução dos níveis de stress e ansiedade.

Bibliografia
cuf.pt/mais-saude/doencas-do-sono-acorde-para-este-problema
Sleepfoudation.org
https://www.farmaciasportuguesas.pt/menu-principal/bem-estar/o-que-e-a-valeriana-e-para-que-serve.html
https://www.farmaciasportuguesas.pt/menu-principal/bem-estar/melatonina-a-hormona-do-sono.html