Higiene Oral

Uma dentição saudável é sinónimo de uma boa higiene oral fundamental para o nosso bem-estar físico, mental e social, permitindo o relacionamento com os outros, falar, e mastigar sem entraves causados pela dor, desconforto, constrangimentos ou embaraços.
A higiene oral é um gesto de extrema importância, sendo a melhor forma de evitar e prevenir doenças orais, nomeadamente cáries dentárias e doenças periodontais. A cárie dentária é o maior problema de saúde oral, mesmo em países industrializados, afetando entre 69 a 90% das crianças em idade escolar e a grande maioria dos adultos.

Escovagem
– A escova é um objeto pessoal e intransmissível. Deve ser o mais macia possível e substituída sempre que os pelos estiverem deformados ou a cada 3 meses.
– A escovagem dos dentes deve ser feita com um dentífrico com flúor (1000-1500 ppm), pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas à noite, antes de deitar.
– Deve ser complementada com a utilização de fio ou fita dentária, escovilhões ou outro meio que auxilie no controlo do biofilme oral interdentário, onde a escova não chega.

Saúde Oral na grávida
– Durante a gravidez, devido a alterações hormonais próprias, é frequente verificar-se o aparecimento e o agravamento de problemas orais, nomeadamente a inflamação das gengivas, com dor e sangramento das mesmas durante a escovagem.
– Por este motivo, a grávida deve ter especial atenção e reforçar os seus hábitos diários de higiene oral.

Saúde Oral no bebé e na criança
– É fundamental, iniciar os cuidados adequados de saúde oral logo desde o nascimento. Quanto maior for o envolvimento dos pais, dos cuidadores e dos profissionais de saúde, melhores e mais duradouros serão os resultados.
– A transmissão de informação pelos pais e o próprio exemplo, contribuem e incentivam a criança a adotar comportamentos corretos de higiene oral.
– Mesmo antes da erupção dos dentes, devem limpar-se as gengivas do bebé com uma gaze humedecida com água, pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente à noite.
– As características da escovagem numa criança estão dependentes de vários fatores, mas essencialmente da idade da mesma. Assim, de acordo com as normas da Direcção Geral da Saúde:

0-3 Anos: escovagem deve ser realizada pelos pais a partir da erupção do primeiro dente, 2 vezes ao dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado.
3-6 Anos: escovagem realizada progressivamente pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada, 2 vezes ao dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia de tamanho adequado. A quantidade de dentífrico com flúor (1000-1500 ppm) deverá ser semelhante ao tamanho da unha do dedo mindinho da criança.
>6 Anos: escovagem realizada pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada caso não possua destreza manual suficiente, 2 vezes ao dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia (ou em alternativa média). A quantidade de dentífrico com flúor (1000-1500 ppm) deverá ser do tamanho de uma pequena ervilha ou até 1cm de dentífrico.

Saúde Oral no idoso
– Nesta fase da vida, muitas pessoas usam próteses dentárias que substituem os dentes que estão em falta e ajudam a pessoa a mastigar, falar e a sorrir.
– É por isso importante mantê-la em boas condições, limpando a cuidadosamente com regularidade.
– Após as refeições, deve retirar-se a prótese e com uma escova própria escovar bem todas as superfícies e passar por água. Antes de voltar a colocá-la deve fazer-se a higiene oral normal com pasta dentífrica. A prótese deve ainda ser limpa duas vezes por semana com produtos efervescentes.

É possível manter dentes e gengivas saudáveis durante toda a vida. Para tal, os cuidados básicos de saúde oral, simples de concretizar, económicos e muito eficazes devem ser implementados ao longo da vida.

Na Farmácia Oudinot, dispomos de uma equipa disponível para esclarecer as suas dúvidas e prestar o aconselhamento mais adequado para o seu caso.

Bibliografia
www.saudeoral.min-saude.pt
www.omd.pt
https://www.dgs.pt/documentos-em-discussao-publica/programa-nacional-de-promocao-da-saude-oral-2019-em-audicao-publoica-ate-1-de-agosto-de-2019-pdf.aspx