Gripe

A gripe é uma das infeções respiratórias agudas mais comuns na população. É causada pelo vírus Influenza e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), estima-se que, por ano, 290 a 650 mil mortes estejam associadas a doenças respiratórias causadas por este vírus.
Em Portugal, no Inverno passado, morreram 3331 pessoas por causa direta do vírus da Gripe.

O vírus transmite-se através de partículas de saliva expulsas ao espirrar, falar ou tossir. A transmissão também pode ocorrer por contacto directo com objetos que tenham ficado contaminados com as secreções de alguém contaminado.

Os sintomas surgem de forma rápida e caracterizam-se por:

Mau estar e cansaço
Febre alta
Prostração
Dores musculares e articulares
Dores de cabeça
Tosse seca

A maior parte das pessoas tem uma recuperação completa em menos de duas semanas. Contudo, a recuperação pode ser mais longa e o risco de complicações maior em doentes crónicos e imunodeprimidos, com idade superior a 65 anos, grávidas e crianças pequenas.

O repouso é imprescindível, tal como a ingestão de, pelo menos, 2 litros de água ao longo do dia e lavagens nasais frequentes com soro fisiológico ou água do mar. É importante proteger-se do frio e evitar mudanças bruscas de temperatura.

Na maior parte dos casos, basta um tratamento sintomático da febre, dores musculares e dores de cabeça. Os fármacos mais utilizados são os analgésicos antipiréticos, os descongestionantes e os anti histamínicos.

Tratamento

Repouso
Evitar mudanças bruscas da temperatura
Ingestão de líquidos
Lavagens nasais com soro fisiológico ou água do mar
Analgésicos antipiréticos, descongestionantes e anti histamínicos

Prevenção

Para evitar a propagação do vírus da gripe é fundamental ter alguns cuidados:

Lavar bem as mãos
Ao espirrar ou tossir, proteger a boca com um lenço de papel ou com o antebraço
Renovar o ar das divisões
Evitar espaços fechados
Reforço imunitário: ingestão de alimentos ricos em vitamina C, suplementos com equinácea, zinco, própolis
Vacinação

Está comprovado que a vacinação permite salvar vidas e prevenir casos de doença. As farmácias têm um papel fundamental na cobertura vacinal contra a gripe, quer através da prestação da vacinação, quer, também, através da identificação dos grupos de risco e encaminhamento ao médico para a prescrição da mesma.

Quando: desde 14 de Outubro e enquanto os vírus se mantiverem em circulação.
Onde: Centros de Saúde e farmácias
Quem: pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; Doentes crónicos e imunodeprimidos; Grávidas; Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados
Proteção: Ajuda o organismo a criar defesas contra o vírus e diminui a probabilidade de contrair a doença. Nos casos em que a infeção ocorre, reduz a intensidade dos sintomas e eventuais complicações.

A vacina estimula o desenvolvimento de anticorpos no corpo que são responsáveis pela protecção contra o vírus que provocam a infecção. Uma vez que o vírus muda constantemente a administração da vacina deve ser anual. Na época 2019/ 2020, estão disponíveis duas vacinas que garantem a proteção contra quatro estirpes do vírus da gripe que podem ser adquiridas mediante prescrição médica nas farmácias.

Na Farmácia Oudinot, para além do serviço de administração da vacina da gripe, dispomos de uma equipa disponível para esclarecer as suas dúvidas e prestar o aconselhamento mais adequado para o seu caso.

Bibliografia
Associação Nacional de Farmácias (ANF) – Guia Prático de Intervenção Farmacêutica – Problemas Comuns no Inverno – Novembro 2018

Gripe


https://www.anfonline.pt/SitePages/InternalPage.aspx?lt=f3ad6d05-ba07-4fc1-9430-1cf16394346c&it=41510&sc=6