Antibióticos

Foi em 1928 que surgiu o primeiro antibiótico, a penicilina descoberta por Alexander Fleming. Desde então muitos outros têm sido descobertos, muitas resistências têm aparecido e muitas dúvidas surgem, pelo que é um assunto de extrema importância.

Antibióticos. O que são?
Substâncias químicas com a capacidade para impedir a multiplicação de bactérias (ação bacteriostática) ou de as eliminar (ação bactericida).

Quando tomar?
São medicamentos sujeitos a receita médica para combater bactérias. Não são eficazes contra vírus e por isso não ajudam a ultrapassar uma gripe ou constipação. Por vezes são também usados para prevenir infeções, como profilaxia, por exemplo antes de procedimentos dentários quando há válvulas cardíacas com alguma anomalia, ou em casos de cirurgias com um risco elevado de infeção.

Efeitos secundários mais comuns:
– desconforto gástrico
– diarreia
– infeções vaginais

O uso inadequado de antibióticos pode trazer complicações sérias para a saúde pública, uma vez que algumas bactérias ao estarem expostas constantemente a estes medicamentos, devido ao seu uso abusivo, desenvolvem resistência aos seus efeitos farmacológicos. Isto significa que um determinado antibiótico que é eficaz contra uma bactéria específica pode deixar de o ser. Algumas bactérias são chamadas multiresistentes ou superbactérias por se tornarem resistentes a vários antibióticos, sendo de difícil tratamento, e obrigando normalmente a internamento hospitalar.
Assim, a investigação para descobrir novos antibióticos continua, mas a população tem um papel fundamental no que toca a ajudar a impedir que as bactérias desenvolvam resistência.

O que fazer?
– Tome um antibiótico somente quando é necessário, ou seja, quando este é prescrito pelo médico;
– Não tome restos de antibióticos guardados em casa, ou cedidos por um conhecido e nunca partilhe o seu antibiótico com outra pessoa;
– Cumpra cuidadosamente a duração do tratamento e o horário das tomas;
– Se sobrarem comprimidos após o tratamento leve-os a uma farmácia parta serem colocados no valormed;

Seja responsável e ajude a evitar o desenvolvimento de resistências a antibióticos!